A sintonia entre instituições e empresários torna o Algarve ainda melhor

Voltar á listagem

O Algarve dispõe de características únicas para atrair residentes, investimento e empresas que apostem em talento, dado que é um destino com boa qualidade de vida, melhor clima, cidades de média dimensão e está ligado a todo o mundo, devido ao aeroporto e ao acesso à Internet.

A sintonia entre instituições e empresários torna o Algarve ainda melhor

Esta foi uma das considerações finais de Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur | Enolagest , na qualidade de vice-presidente e responsável pela delegação do Sul da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) no âmbito da conferência “O hoje e o amanhã do Imobiliário português” que teve lugar na última sexta-feira no auditório da RTA, em Faro.

O empresário apontou ainda “a necessidade de o setor apostar num desenvolvimento sustentado, considerando que é oportuno reforçar formas de diálogo entre as instituições e as empresas”, aludindo à iniciativa da APEMIP como um exemplo.

“Foi uma sessão de trabalho com intervenções de conhecedores e que permitiu diagnosticar problemas e avançar com sugestões para a sua resolução”, considerou a propósito das intervenções efetuadas na conferência. 

Destaque para o debate moderado por José Gomes Ferreira, diretor adjunto de Informação da SIC entre António Ramalho, presidente do Novo Banco, Luís Lima, presidente da APEMIP, e o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro, como oradores.

Já no primeiro painel moderado por Luís Coelho, professor da Universidade do Algarve e presidente da Ordem dos Economistas, intervieram Aquiles Marreiros (CCDR-Algarve), João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, Jorge Botelho, presidente da Associação de Municípios do Algarve (AMAL) e Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto de Faro.

Quanto ao segundo painel, subordinado ao tema “Algarve: o momento de existir”, moderado por Ruben Peixinho, professor da Universidade do Algarve intervieram Joaquim Goes (OXY Capital), Gonçalo Batalha (ECS Capital), Pedro Seabra (Explorer Investments), Luís Correia da Silva (Grupo Dom Pedro) e Rui Meneses Ferreira, da Kronos Investment Group. 

Nas considerações finais o vice-presidente da APEMIP mencionou como uma das prioridades, ”a necessidade de haver reconhecimento do papel preponderante da imobiliária turística nos resultados extremamente positivos dos últimos anos na atividade imobiliária”.

Reinaldo Teixeira sinalizou ainda a importância de uma fiscalidade amiga do investimento, fazendo notar, em termos do desenvolvimento da região nos próximos anos, “a urgência da oferta contemplar investimento na habitação residencial. Só poderemos atrair quadros e mão-de-obra qualificada se houver oferta neste segmento”, considerou.

O empresário referiu a propósito a sintonia verificada entre os presentes na conferência, quanto à necessidade de fortalecer o entendimento entre as empresas e as instituições, designadamente o Turismo do Algarve, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), e a Associação dos Municípios do Algarve.

“Precisamos de continuar a desenvolver uma cultura de intervenção para resolver problemas e não criar problemas a quem quer investir. E precisamos igualmente de facilitadores que agilizem as necessárias interações entre os donos dos imóveis, os organismos responsáveis pelo licenciamento, o ordenamento do território e a preservação do ambiente, assim como a defesa da identidade cultural”, sublinhou. 

Referindo que a APEMIP tem vindo a identificar junto dos mercados de procura investidores potenciais cujo nível de investimento poderá ascender a milhões de euros e que serão essenciais para prolongar o atual momento do imobiliário para o futuro, considerou que “não pode haver estrangulamento na procura, devemos valorizar a qualidade da oferta e entender que o futuro passará pela capacidade de resposta ficar ao nível das exigências”.

Partilhe esta notícia:

Partilhe por email

  • A Garvetur assinala os 35 anos na Gala de Verão 2018

    A Garvetur assinala os 35 anos na Gala de Verão 2018

    A Festa de Verão 2018 da Garvetur, SA reuniu cerca de 2300 convidados que se associaram às celebrações do trigésimo quinto aniversário da empresa, reconhecida como uma das referências nacionais do setor imobiliário e turístico. A Festa de Verão 2018 da Garvetur, SA reuniu cerca de 2300 convidados que se...

    Continuar a ler
  • Reinaldo Teixeira é Personalidade do Ano 2018

    Reinaldo Teixeira é Personalidade do Ano 2018

    O administrador do grupo Garvetur | Enolagest recebeu o galardão dos prémios ‘Personalidades do Ano´ 2018, na área do Turismo, atribuído pela revista Magazine Imobiliário, na gala que decorreu esta quinta-feira, 13 de Setembro, no Hotel Vila Galé Paço D’Arcos. O Prémio ‘Personalidades do Ano’ incide...

    Continuar a ler
  • Grupo Garvetur/Enolagest premiado na Gala CCIFP 2018

    Grupo Garvetur/Enolagest premiado na Gala CCIFP 2018

    O administrador do grupo Garvetur | Enolagest recebeu o Troféu de Melhor Mediador Imobiliário Português 2018, iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa (CCIFP) sedeada em Paris. O galardão foi atribuído na tradicional gala da CCIFP que este ano decorreu no Hotel EVA em Faro, no...

    Continuar a ler